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UFG em casa: segurança da informação no Trabalho Remoto

Como medida de proteção para o enfrentamento da situação emergencial de saúde pública decorrente do COVID-19, foi instituído o planejamento e procedimentos visando o trabalho remoto no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG), através da portaria n°1200/2020.

Nesse cenário, com adoção do trabalho remoto por alguns servidores, a segurança da informação torna-se um ponto importante a se pensar, quando se trata de acesso ao ambiente institucional restrito, por meio das ferramentas tecnológicas compartilhadas em casa.

A Segurança da Informação compreende as medidas de proteção de dados, confidenciais e sigilosos com o objetivo de preservar as informações dessa natureza. É importante ressaltar que na legislação brasileira existe a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei no 13.709/2018), que regulamenta em síntese os direitos e deveres para aqueles que acessam as redes e sobretudo garante a segurança dos dados pessoais.

Algumas ações de acesso ao ambiente virtual institucional são importantes para assegurar a confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade dos dados pessoais do usuário, como: não baixar arquivos suspeitos, analisar e verificar a veracidade de e-mails desconhecidos, não compartilhar senhas e trocá-las periodicamente, manter drivers e sistemas sempre atualizados e fazer backups regularmente dos arquivos importantes.

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