capa_pdi_26_06

PUBLICAÇÃO ON LINE DO PDI 2011-2015 DA UFG

Em 05/12/11 03:11. Atualizada em 19/01/17 11:59.

Este PDI foi prorrogado por mais dois anos de acordo com a RESOLUÇÃO-CONSUNI Nº 19/2015

Este documento é a segunda versão do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG para o período 2011-2015. Ele resultou da necessidade de revisão do plano face à nova dinâmica estabelecida entre os servidores federais e a Instituição após a criação do Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS); a inclusão da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Goiânia (Metrogyn) dentre as parcerias estratégicas em função da promoção da melhoria dos serviços de TI da UFG; da elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS); e da proposição de novos cursos e câmpus regionais que alteram o organograma e, ao mesmo tempo, expandem a abrangência do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG no Estado de Goiás.

Apresentação

O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG para o período 2011-2015 (PDI 2011/2015) foi elaborado a partir do planejamento constante do Programa de Gestão Estratégica, do Plano de Reestruturação e Expansão da UFG para o período 2008-2012, dos relatórios de gestão encaminhados ao Tribunal de Contas da União, de propostas apreendidas da comunidade universitária e da sociedade goiana quando dos dois últimos processos eleitorais para eleição do Reitor, das propostas encaminhadas pelas Unidades Acadêmicas de Goiânia e Câmpus do Interior, e de reuniões no âmbito das pró-reitorias da Universidade.

As universidades, sobretudo as públicas, desenvolvem um complexo de atividades e possuem uma sistemática muito especial e peculiar de avaliar e planejar, que se desenvolve no seu cotidiano por meio das instâncias colegiadas e das mais diversas reuniões que ocorrem nas suas diferentes áreas de atuação. Apesar dos processos avaliativos e de planejamento ocorrerem de forma contínua, coletiva e dinâmica em todos os momentos de discussão, eles quase sempre não são sistematizados. Isto ocorre pelo fato de que o ambiente universitário enxerga a sistematização desses processos como uma burocracia uniformizante e desfocada da vida acadêmica.

A elaboração de um PDI em uma universidade pública constitui-se, portanto, em um desafio e a sua concretização é feita sob uma ótica diferente dos planos de empresas ou mesmo de uma universidade privadas que possue um empresário que estabelece as metas e ele mesmo as financia. Diferentemente do que ocorre nessas organizações, neste documento estão expressas políticas, diretrizes, metas e ações que dependem da existência de programas governamentais para as suas implementações, principalmente aquelas relacionadas à expansão da infraestrutura, abertura de novos cursos e contratação de pessoal.

Esperamos que a sistematização contida neste documento possa contribuir para ampliar a capacidade da UFG de atuar na sociedade, de colaborar na solução de problemas apresentados pelos diversos segmentos que a compõem, e de participar da discussão das políticas públicas em diferentes esferas governamentais.

A UFG, protagonizada pela dedicação de amantes do ensino e idealistas por excelência, chega ao seu cinquentenário imersa em um grande processo de expansão e como referência em ensino, pesquisa e extensão para toda a região Centro-Oeste. A UFG fez-se uma instituição pública de educação superior tal como se imaginou na sua criação, capaz de transcender suas funções específicas para contribuir com o desenvolvimento da região em que se insere.

Edward Madureira Brasil

Reitor da Universidade Federal de Goiás