ouvidoria

Ouvidoria da UFG está à disposição da comunidade

Em 08/09/14 13:55. Atualizada em 16/09/14 14:36.

Em 2013 foram realizados 1230 atendimentos

Texto: Caroline Pires

Instituída em 2009, por ato do Conselho Universitário, a Ouvidoria da UFG atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Universidade, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem a melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Por meio da Ouvidoria, qualquer pessoa, seja membro da comunidade universitária ou público externo, pode encaminhar suas demandas relacionadas a denúncias, elogios, reclamações, sugestões e informações, no âmbito da UFG.

Por se tratar de um mecanismo de participação social, a Ouvidoria busca favorecer o exercício da cidadania, além de estimular o fortalecimento das relações interpessoais na mediação de conflitos, a transparência da gestão universitária e sua integração com a sociedade.

demandas_ouvidoria_2013_percentual

Toda a comunidade pode entrar em contato com a Ouvidoria da UFG nas formas relacionadas abaixo. Contudo, para o encaminhamento da demanda é necessário que o interessado formalize, por escrito, sua manifestação, sendo-lhe assegurado o sigilo da sua identidade, desde que solicitado.

Telefone: (62) 3521-1149

Pessoalmente: dirigir-se à sala da Ouvidoria, no Câmpus Samambaia, Prédio da Reitoria, em Goiânia.

Formulário: impresso ou eletrônico, disponível na internet: www.ouvidoria.ufg.br.

E-mail: ouvidoria.reitoria@ufg.br

Como funciona?

O Coordenador da Ouvidoria da UFG, Igor Rodrigues Vieira, explica que após o recebimento da demanda ela é encaminhada aos órgãos responsáveis, os quais possuem até 10 (dez) dias para apresentar esclarecimentos às respectivas interpelações. Há a possibilidade de prorrogação do prazo de resposta, desde que devidamente justificado, e o seu não cumprimento sujeita o dirigente à apuração de sua responsabilidade. Posteriormente ao recebimento da resposta, a Ouvidoria a encaminha para conhecimento do demandante e, caso a manifestação não tenha sido esclarecida, ela pode solicitar novas informações ou sugerir a adoção de outros procedimentos.

Ao Ouvidor serão asseguradas autonomia e independência nas suas ações, bem como acesso às informações oficiais relativas aos membros da comunidade universitária da UFG. Também lhe é facultada indicar a formação de procedimentos de sindicância para apuração de possíveis irregularidades. A Ouvidoria da UFG garante sigilo até a finalização de todos os procedimentos, desde que exista motivo justificado para isso.

Histórico

A Ouvidoria da UFG desenvolve suas atividades desde 2003, quanto o professor Carlos Alberto Tanezini foi designado para exercer a função de Ouvidor, e vem consolidando seu trabalho ao longo das últimas gestões. O servidor Júlio César Prates respondeu pela Ouvidoria e ofereceu contribuições importantes, destacando-se a aprovação da Resolução CONSUNI n.º 003/2009, que institui a Ouvidoria no âmbito da UFG, e a criação da sua página na internet, a qual facilitou tanto o encaminhamento das demandas quanto o esclarecimento à comunidade sobre o papel e atuação da Ouvidoria.

No segundo reitorado (2010-2013) o servidor Igor Rodrigues Vieira foi nomeado para exercer o cargo de Coordenador da Ouvidoria da UFG, no qual permanece até hoje, buscando consolidar sua estrutura física e de pessoal, disponibilizar relatórios de atividades, além de fortalecer o relacionamento com as unidades, órgãos e regionais da UFG.

demandas_ouvidoria_gestao_2010-2013

demandas_ouvidoria_2013_quantitativo