1_jornada_gestao_publica

Equipe da CPE participa da 1ª Jornada Internacional de Gestão Pública

Em 18/03/13 20:21. Atualizada em 23/04/13 14:18.

A 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública contou com a participação de mais de 2 mil pessoas. O evento foi realizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 11 a 13 de março, em Brasília. Estiveram presentes os membros da Comissão de Planejamento Estratégico da UFG (CPE): Ana Caruline de Souza (FEF), Maria Tereza de Godoy (CEPAE) e Vinicius Braga (PRODIRH)

Jornada Internacional da Gestão Pública é a primeira de um ciclo

14/3/13 - A 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública contou com a participação de mais de 2 mil pessoas. O evento foi realizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 11 a 13 de março, em Brasília. Ao fazer o balanço final do encontro, a Secretária de Gestão Pública, Ana Lúcia Amorim de Brito, afirmou que estava encerrando “a primeira jornada de um ciclo”. Em seguida, convidou a todos para a segunda edição da Jornada. A data já está definida: 23 a 25 de abril de 2014.

A Jornada aliou o conhecimento de mestres da administração pública às experiências de países com modelos de gestão idealizados para o atendimento ao cidadão. Além de apresentar casos de sucesso e falar dos atuais desafios no Brasil e no mundo, apontou tendências que sinalizam para grandes mudanças no contexto do trabalho, nos próximos anos, especialmente no setor público.

Foram mais de 15 horas de conferências, painéis temáticos e oficinas, com 26 palestrantes brasileiros e 10 estrangeiros. A palestra que mais emocionou o público, de acordo com os comentários de bastidores, foi a da Ministra Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carmen Lúcia, que participou do painel magno “Visão estratégica para gestão pública voltada ao cidadão”. Também tiveram grande aceitação as palestras do Governador da Bahia, Jaques Wagner, do Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e do Senador do México Salvador Vega Casillas.

Os painéis com maior número de participantes, com cerca de 500 inscritos em cada auditório, foram os de número 1 e 6, com os temas “Dilemas da ação estatal – a busca da eficiência” e “Desafios à governança centrada no cidadão”. 

O painel 1 teve, como palestrantes, Sabino Cassese, membro da Suprema Corte da Itália; Guy Peters, professor da Universidade de Pittsburgh (EUA); e o deputado federal Rogério Carvalho, membro da Comissão Especial de Aprimoramento das Instituições Brasileiras. 

O painel 6 foi integrado por Mark Evans, diretor na Escola de Governo da Austrália; Gerry Stoker, professor de política e governança da Universidade de Southampton, do Reino Unido; e por Nuria Cunill, assessora especial do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad).

Avaliação positiva

No encerramento, Ana Brito afirmou que a 1ª Jornada Internacional de Gestão Pública alcançou seu objetivo, dado o grande comparecimento e o entusiasmo dos participantes com as práticas e reflexões apresentadas. Em uma brincadeira com os presentes, disse que “há dez anos, enchia-se um elevador com pessoas interessadas na melhoria da gestão pública. Nos dias atuais, o tema ganha em importância, pois consegue encher auditórios”.

Com base nessa percepção, a Secretária de Gestão Pública propôs que as contribuições da Jornada sejam “de fato, aplicadas aos processos e rotinas de trabalho e que possam frutificar em uma mobilização ainda maior pela construção de um Estado mais eficiente e inclusivo”.

1ª Jornada - Balanço em números

• 15 horas e 30 minutos de debates
• 3 conferências magnas
• 8 painéis
• 10 oficinas simultâneas
• 2.153 participantes
• 25 Estados presentes
• 26 palestrantes brasileiros e 10 internacionais
• 8 coordenadores de painéis
• 192 expositores
• 18 estandes
• 33 órgãos e empresas expositoras
• 88 pessoas no trabalho de bastidores

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão


Notícias relacionadas:

11/03/13 - Pacto federativo facilitará ações entre governo federal, estados e municípios

12/03/13 - Brasil vive uma revolução silenciosa, afirma Miriam Belchior

12/03/13 - Desafios da gestão pública são discutidos em conferência magna

12/03/13 - Especialistas apontam necessidade de novo perfil de servidores públicos

13/03/13 - Uma aposta que deu certo: o fim das filas no INSS

13/03/13 - Modelo de gestão do PAC é tema de palestra

13/03/13 - Quatro visões distintas e convergentes: meta é atender ao cidadão

13/03/13 - Especialistas internacionais defendem participação popular efetiva

Fonte: ENAP

Categorias: Planejamento