Turnos Contínuos e Jornada Especial De Trabalho
I - Previsão legal para turnos contínuos e jornada especial de trabalho
- Art. 37, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988;
- Art. 207 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988;
- Estatuto da UFG;
- Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990;
- Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995;
- Decreto nº 4.836, de 09 de setembro de 2003
- Art. 3º do Decreto nº 1.590/95;
- Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005;
- Resolução CONSUNI n° 24 de 08 de novembro de 2019.
II - A Comissão de Implementação de Turnos Contínuos e Jornada Especial - CTC.
A Comissão de Implementação de Turnos Contínuos e Jornada Especial (CTC) é responsável por receber as solicitações das Unidades Acadêmicas, dos Órgãos e do CEPAE (UA/O/CEPAE) referente a implantação de turno contínuo e jornada especial. Após o recebimento e análise, a CTC elabora parecer por escrito acerca dos requerimentos de implementação e encaminha para o CONSUNI, que decidirá pelo acatamento ou não da solicitação da UA/O/CEPAE.
III – Qual o Ambiente Organizacional se aplica o Turnos Contínuos e Jornada Especial de Trabalho (TC/JET)?
- Que tenha necessidade de atendimento ao público por período igual ou superior a 12 (doze) horas ininterruptas;
- Que necessita de trabalho no período noturno;
- Que tenha no seu quadro de pessoal o número suficiente para implantar os turnos contínuos sem prejuízo dos demais serviços ofertados pela UA/O/CEPAE;
- Que tenha capacidade de manter os serviços, mesmo em casos de ausências tanto previstas como imprevistas de servidores.
IV – Qual servidor(a) poderá optar pelo Turnos Contínuos e Jornada Especial de Trabalho (TC/JET)?
- Que seja técnico-administrativo(a) em educação efetivo(a);
- Que esteja lotado(a) em ambiente organizacional que tenha implantado o turno contínuo e jornada especial de trabalho;
- Que cumpra, no momento da implantação, 40 horas semanais;
- Que esteja em efetivo exercício.
V – Qual o(a) servidor(a) NÃO tem direito ao Turnos Contínuos e Jornada Especial de Trabalho (TC/JET)?
- Ocupante de Cargos de Direção (CD) ou Função Gratificada (FG);
- Que estiver amparado por outro dispositivo legal que atribua carga horário semanal específica;
- Que, mesmo cumprindo os critérios exigidos para a concessão de TC/JET optar por cumprir 40 horas semanais.
VI - Quem pode solicitar a implementação de Turnos Contínuos e Jornada Especial de Trabalho (TC/JET) para o ambiente organizacional?
O requerimento de TC/JET deve ser feito pela direção da UA/O/CEPAE e encaminhado à CTC. No caso de Unidade Acadêmica, o TC/JET deve ser aprovado pelo Conselho Diretor e no caso de Órgão o TC/JET dever ser aprovado pelo(a) Secretário(a) ou Pró-reitor(a) ao qual o Órgão seja hierarquicamente subordinado.
VII - Para o requerimento de Turnos Contínuos e Jornada Especial de Trabalho (TC/JET), a UA/O/CEPAE deverá observar e comprovar algumas condições, cumulativamente:
- Comprovar todas as condições estabelecidas na resolução Consuni nº 24/2019;
- A solicitação deverá ser encaminhada pela UA/O/CEPAE à CTC via SEI, conforme o fluxo do processo;
- Deverá apresentar todos os formulários preenchidos corretamente e ata de aprovação do requerimento pelo conselho diretor(a), no caso de Unidade Acadêmica, ou declaração de aprovação pelo secretário(a), no caso de Secretaria, ou Pró-reitor(a), quando o órgão for subordinado à Pró-reitoria.
VIII - Checklist de documentos que devem ter no processo para a solicitação de implantação da Jornada Especial de Trabalho e Turno Contínuo
- Documento de Identificação da UA/O/CEPAE e descrição da equipe (Documento SEI: Identificação – TC e JET);
- Formulário com Termo de Compromisso dos servidores que vão aderir ao TC e JET. Deve ser assinada por todos os servidores e pela chefia do ambiente organizacional (Formulário SEI: Termo de Compromisso - Servidores - TC e JET);
- Documento Declaração da direção da UA/O/CEPAE (Documento SEI: Declaração diretoria - TC e JET);
- Certidão de Ata de aprovação da proposta pelo Conselho Diretor (exclusivo para Unidade Acadêmica e Unidades Acadêmicas Especiais) ou assinatura do(a) Pró-reitor(a)/Secretário(a) no encaminhamento do processo SEI (exclusivo para Órgãos e suas estruturas organizacionais internas).
- Documento de Requerimento do TC e JET (Documento SEI: Requerimento - TC e JET).
IX - Acompanhamento e supervisão
O acompanhamento e a supervisão do TC e JET será uma responsabilidade conjunta entre a Propessoas, a CTC e a Direção da UA/O/CEPAE.
X - Processos
23070.062250/2022-29 Secretaria Acadêmica e Administrativa do Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação (CEPAE/UFG)
23070.030377/2023-60 Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG)
23070.030376/2023-15 Secretaria de Graduação da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG)
23070.062207/2022-63 Coordenação da Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação (CEPAE/UFG)
23070.062760/2022-04 Coordenação de Curso de Graduação da Faculdade de Odontologia (FO/UFG)
23070.066726/2022-09 Serviço Odontológico da Diretoria de Assistência Estudantil (SO/DAE/PRAE)
23070.010450/2023-87 Laboratório de Prótese da Faculdade de Odontologia (FO/UFG)
23070.060963/2022-58 Coordenação de Curso do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) do Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação (CEPAE/UFG)
23070.060673/2022-12 Coordenação de Curso do Ensino Fundamental (Anos Finais e Ensino Médio) do Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação (CEPAE/UFG)
23070.052559/2022-19 Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implante da Faculdade de Odontologia (NPPI/FO)
23070.050477/2022-21 Coordenação Administrativa da Faculdade de Odontologia (CA/FO)
23070.047335/2022-87 Serviço de Atendimento ao Público da Faculdade de Odontologia (SEAP/FO)
23070.041319/2022-81 Coordenação de Graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG)
23070.011743/2020-39 Secretaria de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG)
23070.056699/2022-58 Secretaria Acadêmica de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (SECGP/FACE)
23070.045094/2022-31 Secretaria do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG)
23070.044107/2022-55 Coordenação Administrativa da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (CA/PRAE)
23070.045653/2022-11 Secretaria Geral do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG)
23070.041646/2022-32 Centro Goiano de Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia (CGDB/FO/UFG)
23070.036810/2022-90 Setor de Diagnóstico por Imagem-Radiologia da Faculdade de Odontologia (FO/UFG)
23070.041563/2022-43 Coordenação de Serviço Social da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFG)
23070.034713/2022-62 Serviço de Nutrição da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFG)
23070.037607/2022-31 Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde do Instituto de Ciências Biológicas (LACES/ICB/UFG)
23070.040357/2022-16 Secretaria de Geral da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG)
23070.039694/2022-61 Secretaria de Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG)
23070.022909/2022-12 Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG)
23070.010033/2022-53 Equipe administrativa da Faculdade de Farmácia (FF/UFG);
23070.011850/2022-29 Centro de Gestão Acadêmica (CGA/PROGRAD/UFG);
23070.021134/2022-50 Laboratório Rômulo Rocha da Faculdade de Farmácia (FF/UFG);
23070.011910/2022-11 Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD/UFG);
23070.010364/2022-93 Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos da Faculdade de Farmácia (FF/UFG);
23070.010361/2022-50 Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos da Faculdade de Farmácia (FF/UFG);
23070.021521/2022-96 Secretaria Geral da Unidade; Secretaria de Graduação e Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG);
23070.007304/2022-93 Coordenação Administrativa da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG);
23070.007219/2022-25 Coordenação Ambulatorial da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG);
23070.007816/2022-50 Coordenação de Graduação da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG);
23070.044224/2021-38 Diretoria de Administração de Pessoas (DAP/PROPESSOAS/UFG);
23070.066778/2021-96 Faculdade de História (FH/UFG);
23070.011743/2020-39 Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG);
23070.004382/2020-74 Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS/PROPESSOAS/UFG);
23070.045422/2020-38 Faculdade de Educação de Física e Dança (FEFD/UFG)
23070.008378/2019-41 Centro de Material e Esterilização da Faculdade de Odontologia (CME/FO/UFG).
XI- Ambientes organizacionais com Turno Contínuo e Jornada Especial de Trabalho (TC/JET)
Portaria nº 2837 de 29 de julho de 2022: Coordenação Administrativa da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG)
Portaria nº 2961 de 11 de agosto de 2022: Centro de Material e Esterilização da Faculdade de Odontologia (CME/FO/UFG)
Portaria nº 2964 de 11 de agosto de 2022: Central de Estágios da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD/UFG)
Portaria nº 2965 de 11 de agosto de 2022: Coordenação Ambulatorial da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG)
Portaria nº 2983 de 12 de agosto de 2022: Serviço de Atendimento ao Servidor da Diretoria de Administração de Pessoas (SAS/DAP/PROPESSOAS/UFG)
Portaria nº 3466 de 9 de setembro de 2022: Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos da Faculdade de Farmácia da UFG (LCQA/FF/UFG)
Portaria nº 3467 de 9 de setembro de 2022: Equipe administrativa da Faculdade de Farmácia da UFG (FF/UFG)
Portaria nº 3470 de 9 de setembro de 2022: Secretaria Administrativa dos Cursos da Faculdade de História (FH/UFG)
Portaria nº 3473 de 9 de setembro de 2022: Secretaria Única da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG (FEFD/UFG)
Portaria nº 3732 de 20 de setembro de 2022: Secretaria Geral da Unidade, Secretaria de Graduação e Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG)
Portaria nº 4484 de 10 de agosto de 2023: Secretaria Acadêmica de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (SECGP/FACE)
Portaria nº 4535 de 14 de agosto de 2023: Secretaria de Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG)
Portaria nº 4536 de 14 de agosto de 2023: Centro de Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD/UFG)
Portaria nº 6457 de 24 de novembro de 2023: Coordenação de Serviço Social (PRAE/UFG)
Portaria nº 2266 de 03 de maio de 2024: Secretaria de Geral (FIC/UFG)
Portaria nº 2293 de 07 de maio de 2024: Coordenação de Curso do Ensino Fundamental (Anos Finais e Ensino Médio) (CEPAE/UFG)
XII - Composição da CTC
Nome | Cargo | Função na CTC |
Sauli dos Santos Júnior | Pró-Reitor/PROPESSOAS | Presidente |
Camila Cardoso Caixeta | Professora Associada | Membro indicado pelo CONSUNI - Diretora da FEN |
Paulo Eduardo de Oliveira Neto | Auxiliar em Assuntos Educacionais | Membro indicado pelo CONSUNI - Diretor do CIDARQ |
Fernando Cesar Silva da Mota | Técnico de Tecnologia da Informação | Membro indicado pelo SintIFES-GO |
Flávio Alves da Silva | Professor Associado | Membro indicado pela ADUFG |
Anna Isabelle Aparecida de Lima Rodrigues | Estudante | Membro indicado pelo DCE |
Erica de Aguiar Botelho | Administradora | Membro indicado pela Administração Superior |
Gabriella Batista Neves Martins | Administradora | Membro indicado pela Administração Superior |
Maurício Donizetti Pieterzack | Professor Titular | Membro indicado pela Administração Superior |
Contato:
E-mail: tc.jet@ufg.br
XIII - Agenda de reuniões da CTC
Site da Comissão dos Turnos Contínuos e Jornada Especial de Trabalho - CTC/JET [link] (restrito aos membros da comissão).