INTEGRA TAE: Conhecendo a UFG e a carreira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promove a integração dos novos servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) desde 2002. Ao longo dos anos, os formatos e métodos foram aperfeiçoados. No início de 2016, foi implantado o "Curso Introdutório Técnicos Administrativos em Educação", que representa um avanço nesse processo, com a utilização de mídias diversificadas e a reformulação da metodologia dos encontros, agora focados na autonomia, acessibilidade, formação continuada, compromisso e humanização.

No ano de 2022, o curso passa a ser chamado INTEGRA TAE. Este curso destina-se aos servidores recém-empossados, oriundos de concurso público ou redistribuição, que estejam em estágio probatório, como determina o art. 41, da Resolução CONSUNI nº 2, de 24 de janeiro de 2014, o qual dispõe que, “ao ingressarem na Universidade, os TAEs deverão participar, em caráter obrigatório, das atividades de integração institucional definidas pela DAD, sendo sua participação indispensável para a finalização do estágio probatório”. Com foco na inovação e na utilização da tecnologia das mídias interativas, e tendo em vista a formação continuada e o desenvolvimento da autonomia do servidor, o curso está hospedado na Plataforma Moodle Ipê UFG, resultado da parceria entre a Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (DAD) e o Centro Integrado de Aprendizagem em Redes (CIAR).

Para participar, o servidor deverá se cadastrar na Plataforma Moodle Ipê, após e-mail convocatório enviado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas - CDP/DAD -, no seguinte endereço eletrônico: https://ead.ufg.br. Depois, deve aguardar até que a DAD aprove o cadastro feito, para então começar a cursar os módulos do curso.

A carga horária total é de 80 (oitenta) horas distribuídas em 07 (sete) módulos intitulados:

1 - Introdução
2 - Conheça a UFG
3 - Carreira
4 - Código de Ética
5 - Atividades Finais
6 - Relatório de Eventos
7 - Avaliação de Reação

O sétimo e último módulo é habilitado em até quinze dias depois de concluídos os outros seis módulos. A aprovação requer a conclusão de todos os módulos do curso dentro do período de 3 (três) anos de estágio probatório. Ao término do curso, a certificação poderá ser obtida na própria Plataforma.

É obrigatório participar de um evento de integração promovido pela DAD, cuja carga horária é de 04 (quatro) horas. Caso ocorra a falta neste evento, para o qual foi convocado, o servidor deverá comunicar formalmente sua falta à CDP/DAD por meio do seguinte endereço desenvolve.dad@ufg.br.

Além do evento de integração, é obrigatória a participação em outro evento promovido pela UFG, cuja temática possua relação com um dos módulos do Curso Introdutório citados acima, com carga horária equivalente a 04 (quatro) horas. Caso a carga horária seja superior à requisitada, serão computadas no máximo 04 (quatro) horas.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a CDP/DAD pelo e-mail desenvolve.dad@ufg.br.

Acesso à Plataforma Moodle Ipê: https://ead.ufg.br.