Curso Introdutório TAE's

Curso Introdutório Técnicos Administrativos em Educação
A Universidade Federal de Goiás (UFG) promove a integração dos novos servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) desde 2002. Ao longo dos anos, os formatos e métodos foram aperfeiçoados. No início de 2016, foi implantado o "Curso Introdutório Técnicos Administrativos em Educação", que representa um avanço nesse processo, com a utilização de mídias diversificadas e a reformulação da metodologia dos encontros presenciais, agora focados na autonomia, acessibilidade, formação continuada, compromisso e humanização.
Destina-se aos servidores recém-empossados, oriundos de concurso público ou redistribuição, que estejam em estágio probatório, como determina o Art. 41, seção VII, da Resolução CONSUNI nº 2, de 24 de janeiro de 2014, o qual dispõe que, “ao ingressarem na Universidade, os TAEs deverão participar, em caráter obrigatório, das atividades de integração institucional definidas pela DAD, sendo sua participação indispensável para a finalização do estágio probatório”.
Com foco na inovação e na utilização da tecnologia das mídias interativas, e tendo em vista a formação continuada e o desenvolvimento da autonomia do servidor, o curso, em sua segunda versão* está hospedado na Plataforma Moodle Ipê UFG, resultado da parceria entre a Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (DAD) e o Centro Integrado de Aprendizagem em Redes (CIAR).
Para participar , o servidor deverá se cadastrar na Plataforma Moodle Ipê, após e-mail convocatório enviado pela CDP/DAD, no seguinte endereço eletrônico: https://ead.ufg.br. Depois, deve aguardar até que a DAD aprove o cadastro feito, para então começar a cursar os módulos a distância.
A carga horária total é de 80 (oitenta) horas distribuídas em 7 (sete) módulos intitulados: “Introdução”, “Conheça a UFG”, “Carreira”, “Código de Ética”, “Atividades Finais”, “Relatório de Eventos” e “Avaliação de Reação”. Este último é habilitado em até quinze dias depois de concluídos os outros seis módulos.
A aprovação requer a conclusão de todos os módulos do curso dentro do período de 3 (três) anos de estágio probatório. Ao término do curso, a certificação poderá ser obtida na própria Plataforma VIAS.
Caso o servidor encerre o período de estágio probatório antes da conclusão do curso, a DAD emitirá uma declaração para ser anexada ao processo, com o objetivo de dar respaldo legal ao servidor, até que ele adquira a certificação.
Em relação à carga horária presencial**, é obrigatório participar de um encontro presencial promovido pela DAD, cuja carga horária é de 4 (quatro) horas. Caso ocorra a falta neste evento de integração presencial para o qual foi convocado, o servidor deverá comunicar formalmente sua falta à Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP/DAD), por meio do seguinte endereço desenvolve.dad@ufg.br.
A participação em outro evento promovido pela UFG, cuja temática possua relação com um dos módulos do Curso Introdutório, será obrigatória, com carga horária equivalente a 4 (quatro) horas. Caso a carga horária seja superior à requisitada, serão computadas no máximo 4 horas.
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a CDP/DAD pelo e-mail desenvolve.dad@ufg.br.
Clique aqui para acessar a Plataforma Moodle Ipê.
* A primeira versão deste curso foi hospedada no AVA Plataforma Vias, desenvolvido numa parceria entre a DAD e o Media-Lab UFG.
** As atividades presenciais do Curso Introdutório serão realizadas na modalidade virtual enquanto durar o estado de Pandemia.