A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROPESSOAS - UFG tem o prazer de convidar para o I Seminário de Gestão de Pessoas, que será realizado nos dias 13 e 14 de março de 2025. Este evento tem como objetivo promover um espaço para discutir as tendências e desafios da gestão de pessoas.
Ricardo Limongi
Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela FGV/SP, com estágio doutoral na Cornell University. Pós-doutorado em Economia Comportamental aplicada ao Marketing pela UnB e Pós-doutorado em Machine Learning aplicado ao Marketing pela UFRGS. Professor Associado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Editor de revistas de administração de Qualis A1, A2 e A4. Atualmente é Professor Visitante na Universidade Santiago do Chile (USACH). Suas pesquisas já foram indicadas e/ou premiadas, pela base de dados internacional Emerald e eventos científicos como SEMEAD e ANPAD. Possui formação complementar em Estatística Espacial, Data Science e Machine Learning. Seus temas de interesse são: Novas Tecnologias em Marketing, Adoção de Tecnologia, Tomada de Decisão do Consumidor, Comportamento Humano e Inteligência Artificial.
Érica Botelho
Doutora em Administração na linha Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Administração na linha Estratégia, Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Suas principais áreas de interesse são comportamento organizacional, gestão da mudança e modelagem multinível. É Técnico-Administrativa em Educação no cargo de Administradora na Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente atua como Coordenadora de Planejamento e Projetos Estratégicos em Gestão de Pessoas na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFG - CPPE/PROPESSOAS, tendo, entre suas atribuições, a coordenação do PGD/UFG no âmbito da Universidade Federal de Goiás.
Ana Christina Kratz
Professora aposentada da Faculdade de Educação. Formada em Ciências Sociais pela UFG. Mestrado em Sociologia Rural pela UFRGS. Foi: Presidente do Conselho Estadual de Educação; Superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação; coordenadora do acordo educacional da Seduc com o Banco Mundial; Superintendente de desenvolvimento científico e tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Assessora do Pro Reitor, na implantação da Subreitoria de pesquisa e pós-graduação; Presidiu a Copercope (antecessora da Funape), representante eleita dos mestres e doutores no CONSUNI, membro da CPPD, membro da primeira comissão de consulta direta para a eleição do Reitor.
Sauli dos Santos Junior
Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), atualmente é Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Goiás (UFG), cargo que ocupa desde 2022. Anteriormente, atuou como Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas desde 2018 e ocupou o cargo de Diretor de Provimento e Movimentação.
Ruth Losada de Menezes
Professora e pesquisadora, com atuação na área de envelhecimento e funcionalidade humana. Graduada em Fisioterapia pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás, é especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE), mestre pela UnB, doutora pela UFG e pós-doutorado pelo Instituto Politécnico de Coimbra. Professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, atua no curso de Fisioterapia, coordena o NIPEE - Núcleo Interdisciplinar em Envelhecimento da UFG e lidera o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Funcional e Envelhecimento (GEPESFE). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG e pesquisadora colaboradora sênior na UnB. Foi conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal do Idoso de Goiânia, e atualmente representa a UFG no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Goiás. Integra a comissão do projeto Conexão UFG para Toda a Vida. Associada-fundadora da ABRAFIGE, dedica-se ao estudo e à pesquisa nas áreas de saúde da pessoa idosa, envelhecimento, funcionalidade humana e tecnologias em saúde.
Galba Cristina Bezerra França Scartezini
Graduada em Economia e Mestre em Antropologia Social, é pesquisadora vinculada ao LEX - Laboratório de Experimentações Etnográficas e Marcadores Sociais das Diferenças. Membro das Comissões de Ética, de Aposentadoria e de Saúde da UFG. Membro do Núcleo Interdisciplinar em Envelhecimento. Atualmente, é servidora técnico-administrativa da UFG e ocupa o cargo de Diretora da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS/UFG), onde contribui ativamente na gestão do cuidado e bem-estar dos servidores da instituição.
Vicente da Rocha Soares Ferreira
Atualmente é professor associado dos cursos de graduação e pós-graduação em administração da FACE/UFG e Secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG. Possui título de doutor em administração pela Universidade de Brasília - UnB e título de mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência na área de administração no setor público, atuando e pesquisando principalmente os seguintes temas: Administração Pública e Políticas Públicas.
Valéria Vieira de Moraes
Bacharel em Ciências Econômicas (UERJ), mestre em Políticas Públicas para Educação (Unicamp) e doutora em Psicologia das Organizações (UnB). Apaixonada por processos participativos, em especial os de planejamento, que vejo como grandes oportunidades de aprendizagem relacionada ao trabalho. E mais ainda por esses processos no ambiente complexo do setor público, locus da maior parte da minha experiência profissional de 35 anos.
Fernando Cesar Silva da Mota
Servidor técnico-administrativo da UFG, atualmente é Coordenador-Geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo). Atua ativamente na defesa dos direitos dos servidores técnico-administrativos, promovendo melhorias e a valorização da categoria.
Manuella Rodrigues de Almeida Lima
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, Mestre em Saúde Coletiva pela UFG, com foco na área de Saúde Mental e Migração. Médica do SUS, atualmente atua como Médica Psiquiatra no Tribunal de Justiça de Goiás e também na Coordenação de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS), contribuindo para a melhoria do bem-estar dos servidores públicos.
Tânia Mara Francisco
Especialista em Negociação Coletiva e Gestão Pública. Atuou como Pró-reitora da UNIFESP e atualmente é Diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior.
Marilucia Pereira do Lago
Doutora em psicologia clínica e psicopatologia pela Université de Nice Sophia Antipolis - França. Professora Associada e Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Vice-Coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão do Adolescente CEPEA/UFG, Vice-Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos/UFG. Supervisora de Estágios em Psicologia Forense. Foi professora dos cursos de Especialização em Gerenciamento de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás. Palestrante/colaboradora do Programa de Preparação para a Aposentadoria dos Servidores da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás.
Eduardo Meirinhos
Violonista clássico com performances que se estendem por diversos países da América do Sul, da Europa e Estados Unidos. Recebeu inúmeras premiações em concursos, incluindo VI Prêmio Eldorado de Música (São Paulo,1991), I Concurso de Violão de Araçatuba (Araçatuba,1990), IV Concurso de Música Erudita Brasileira (São Paulo, 1978), Concurso de composição Troféu Bach (1981, 82, 83), etc. Foi aluno de violão de Isaías Sávio, Ana Lia de Oliveira, Henrique Pinto (Brasil), Hans Michael Koch (Alemanha) e Bruce Holzman (EUA). Formou-se na Alemanha na Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover em 1989. Concluiu seu mestrado em musicologia pelo Departamento de Musica da USP (Universidade São Paulo) em 1997 e em 2002 obteve o título de doutor em música-performance (DM - Doctor of Music) na Florida, EUA, na School of Music da Florida State University. Eduardo é professor efetivo de violão na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, UFG, onde leciona Violão, Música de Câmara e Literatura Violonística, além de fazer parte do programa de pós-graduação da escola, onde atua como orientador e professor de disciplinas. Eduardo foi diretor da Escola no período de 2007 a 2010, elegeu-se novamente e cumpriu a segunda gestão de 2019 a 2022 e está novamente na direção em sua terceira gestão a partir de 2023. Atuou em 2013 como Diretor Técnico da Orquestra e Coro Sinfônicos, Banda de Música e Banda Marcial do município de Goiânia. Foi Coordenador Geral de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG de 2017 a 2018. Dentre suas iniciativas inclui-se a 1ª performance mundial da peça Lisistrati do compositor grego Nikos Platirrachos, 1ª performance mundial de Laudate Dominae, Toada Triste, Um tranquilo Entardecer e Cantiga de Ninar do compositor brasileiro Siegfried Schmidt e 1ª performance nacional de Variations sur un Theme de Django Reinhardt do compositor cubano Leo Brouwer. Em 1997 gravou o CD Radamés Gnattali, Sonatas e Sonatinas. Em 2007 lançou o CD solo Eduardo Meirinhos em Recital. Em 2015 lançou o CD solo Sonatas por Eduardo Meirinhos.