Cadernos do PGE - Importância desse trabalho
A avaliação institucional na UFG vem seguindo um processo natural de evolução e de aprimoramento. Implantado formalmente em 1994, tem passado por mudanças significativas resultantes de reavaliações periódicas. A sistematização dessas ações se deu graças a uma política de institucionalização do planejamento, da avaliação e da informação institucional, segundo uma perspectiva de desenvolvimento humano. Após discussão em diversas instâncias, e com a chancela do Conselho Universitário, a administração superior da UFG aprovou uma resolução que torna oficial o Programa de Gestão Estratégico (PGE) da UFG. O PGE permite, dentre outros, fornecer elementos essenciais para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a concretização da sua auto-avaliação, a sistematização de informações gerenciais e ainda atender às exigências previstas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e de órgãos federais de acompanhamento e de regulação (TCU, CGU, INEP etc).
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIRH), para criar mais um espaço de socialização e possível debate de questões que envolvem o processo de planejamento, avaliação e informação na UFG, põe à disposição da comunidade a série de cadernos denominada “Cadernos do PGE”. Estes cadernos colocam sob o domínio público informações relevantes de nossa instituição, que podem esclarecer os rumos que a UFG vem tomando. Para a PRODIRH, a gestão da nossa Universidade é uma atividade conjunta. Todos os membros que compõem a UFG, técnicos, docentes, unidades acadêmicas e alunos, têm uma importância fundamental para a compreensão do todo e seu aprimoramento. É por isso que o conteúdo aqui apresentado se predispõe a esclarecer para nossa comunidade o que se tem realizado na Universidade, demonstrando o que os dados da auto-avaliação da UFG tem revelado. No caderno do PGE nº 4, “Os Alunos de Graduação da UFG: auto-avaliação do ambiente acadêmico – 2007”, são encontrados resultados que podem não só contribuir para melhoria das condições de ensino da UFG como também trazem a tona dados importantes sobre a opinião dos alunos acerca do ambiente acadêmico em que realizam sua formação. Isto também se passa nas pesquisas realizadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), 2004 e 2005, que estão nos caderno nº2 e nº3 do PGE. Para exemplificar a importância das informações ali contidas destacamos que uma das questões feita nesta pesquisa era “qual a principal contribuição do curso?”. As repostas indicam que 9,18% dos alunos fazem um curso superior para obtenção de diploma de nível superior; 20,27% deles vêem no curso um meio de aquisição de cultura geral; 51,80% cursam uma Universidade para adquirir uma formação profissional; 12,83% querem uma formação teórica; e apenas 2,50% dos alunos que responderam as perguntas, esperam de um curso superior melhores perspectivas de ganhos materiais. Se observarmos bem estas estatísticas, perceberemos que 29,45% dos alunos que responderam a pesquisa (9,18% dos alunos fazem um curso superior para obtenção de diploma de nível superior + 20,27% deles vêem no curso um meio de aquisição de cultura geral) vêem na Universidade uma oportunidade de ir além da básica premissa de profissionalização.
Para a UFG, entender a percepção de seus alunos das possibilidades múltiplas que uma Universidade pode oferecer é algo enriquecedor, uma vez que dessa nova visão outras contribuições para o crescimento da nossa instituição virão. Daqui, pode-se tentar traçar outros nortes para a UFG seguir. São informações tiradas de um trabalho conciso e minucioso que poderão gerar novos conhecimentos nas mãos daqueles que quiserem deles fazer uso. Confira toda a série de Cadernos do PGE no Menu publicações , situado na página principal da PRODIRH. |
Fonte: Prodirh