Levantamento de Necessidades no Campus Jataí
No dia 12 de abril recebemos a visita da prof.ª Alessandra Daflon, do curso de Psicologia de Jataí, para conversarmos sobre o CAJ. Planejamos uma visita ao campus Jataí nos dias 6 e 7 de maio, em que uma equipe mista – nós da CEAT/PRODIRH e alguns professores do curso de Psicologia de Jataí – realizamos 04 grupos focais e reuniões para planejamento de ações de mudança organizacional.
Foram realizados quatro grupos focais previamente agendados, conforme descrição a seguir, uma reunião com professores do curso de psicologia e a coordenadora da Coordenação de Recursos Humanos do CAJ e um grupo focal não agendado com servidores alunos do curso de especialização em Gestão de Pessoas.
Composição dos grupos focais agendados:
Grupo 1 – foram convidados 9 professores e 6 técnicos-administrativos de nível médio e nível superior. Esse grupo foi realizado no dia 06 de maio, às 15h, com 3 servidores técnico-administrativos convidados e um professor, que não havia sido selecionado para o grupo, mas se dispôs a participar.
Grupo 2 – foram convidados 16 servidores técnico-administrativos (UFG, FEJ e terceirizados). Esse grupo também foi realizado no dia 06 de maio, às 15h, com a presença de 12 servidores técnico-administrativos.
Grupo 3 – foram convidados apenas professores, em um total de 15, dos quais 4 compareceram. Esse grupo foi realizado no dia 07 de maio, às 9h.
Grupo 4 – foram convidados 9 professores e 5 técnico-administrativos de nível médio e superior. Compareceram 8 servidores técnico-administrativos e 1 professora. Esse grupo também foi realizado no dia 07 de maio, às 9h.
Além dos grupos previamente agendados, foi realizado um grupo focal com servidores técnico-administrativos que estavam em aula do curso de especialização em Gestão. Esse grupo foi realizado no dia 06 de maio, às 19h, horário da aula do curso, e participaram 8 servidores.
Ainda neste semestre, será feita uma proposta de intervenção ao CAJ com base na análise dos grupos focais, visando atender a problemas de ordem organizacional. As principais propostas são:
Propostas para sanar problemas de Condições de trabalho (ambiente físico, posto de trabalho, equipamentos e materiais de trabalho)
|
Propostas para sanar problemas de Relações sócio-profissionais (modos de gestão do trabalho, comunicação e interação profissional)
|
Propostas para sanar problemas de Organização do trabalho (divisão de tarefas, normas, controles e ritmos de trabalho)
|