Gratificação de Raio X ou Substâncias Radioativas
Gratificação de Raio X ou Substâncias Radioativas
A solicitação deverá ser encaminhada somente por meio eletrônico, através do SEI (SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES), com acesso através do link: https://sei.ufg.br/sei
Definição:
Gratificação devida ao servidor que opere, obrigatória e habitualmente, por período mínimo de 12 (doze) horas semanais, com geradores de radiação ionizante ou substâncias radioativas, próximo às fontes de irradiação.
Requisitos Básicos:
- O servidor deverá estar vinculado diretamente a um Laboratório ou Setor, do Instituto, Unidade ou Centro desta Universidade que desenvolva atividades de ensino, pesquisa ou extensão utilizando estes geradores e ou substâncias.
- O servidor deverá operar direta, obrigatória e habitualmente com geradores de radiação ionizante ou substâncias radioativas por período mínimo de 12 (doze) horas semanais, como parte integrante das atribuições do cargo ou função exercido e para o qual tenham sido designados por Portaria de lotação e exercício.
- O servidor deverá ser portador de conhecimentos especializados, comprovados através de diploma ou certificados expedidos por estabelecimentos oficiais ou reconhecidos pelo órgão de ensino competente.
- O servidor deverá exercer suas atividades em Área Controlada (aquela sujeita a regras especiais de segurança e proteção radiológica).
Informações Gerais:
- A gratificação de raio X ou substâncias radioativas corresponde a 10% (dez por cento) do vencimento do cargo efetivo.
- As férias de servidor técnico-administrativo que opera com geradores de radiação ionizante ou substâncias radioativas serão de 20 (vinte) dias consecutivos por semestre de atividade, não acumuláveis, de 6 em 6 meses.
- As férias de docente que opera com geradores de radiação ionizante ou substâncias radioativas serão de 20 (vinte) e 25 (vinte e cinco) dias por semestre de atividade, não acumuláveis.
- Sobre o valor da gratificação de raio X ou substâncias radioativas incidem descontos de contribuição para o Plano de Seguridade Social do Servidor (PSSS) e Imposto de Renda (IRRF).
- A percepção de gratificação de raio X ou substâncias radioativas é incompatível com horas extras neste tipo de função ou trabalho, e com a percepção de adicional de insalubridade, periculosidade ou irradiação ionizante.
- Os servidores que operam com geradores de radiação ionizante ou substâncias radioativas serão avaliados através de perícia médica a cada 6 (seis) meses.
- A servidora gestante ou lactante será afastada do local de trabalho com geradores de radiação ionizante ou substâncias radioativas enquanto durar a gestação e a lactação.
Fundamento legal:
- Art. 68 a 72 e 79 da Lei n° 8.112, de 11/12/1990;
- Art. 12, § 2° da Lei n° 8.270, de 17/12/1991;
- Decreto n° 81.384, de 22/01/1978;
- Posição Regulatória 3.01/001 – CNEN;
- Orientação Normativa MPOG/SRH n° 4, de 14/02/2017.