3º Fórum Goiano de Software Livre - FGSL

Em 11/10/06 09:27. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Software Livre: Legal e Justo

O Fórum Goiano de Software Livre - FGSL é um evento anual, organizado em anos anteriores pelo Projeto Software Livre de Goiás – PSL-GO (http://go.softwarelivre.org). Em 2006, o 3º FGSL, acontecerá em 27 e 28 de outubro, no campus da Faculdade Alves Farias - ALFA, em Goiânia – GO e será organizado pela Associação Software Livre de Goiás – ASL-GO.

No evento serão apresentadas palestras, mini-cursos, oficinas e casos nas áreas de gestão municipal e estadual, de hardware, redes e segurança, demonstrando a grande evolução na oferta de aplicativos ocorridas nos últimos anos, bem como análises das tendências projetadas para os próximos anos.

Os tópicos de interesse do evento são: Legislação, política / filosofia de software livre, software livre no governo (municipal, estadual e federal), grupos de usuários, software livre na educação, segurança, administração de redes, desenvolvimento, tópicos avançados de programação em software livre, linguagens de programação, banco de dados, desktop, software livre e sua utilização no mundo, empresas envolvidas com software livre e seus casos de sucesso, desenvolvimento econômico e formas de expressão com software livre.

Em 2004, o 1º FGSL recebeu 600 participantes em 6 dias de eventos, ocorridos em várias instituições de Goiânia. Esse público contava com a participação de alunos de cursos superiores, professores, advogados, profissionais da área e outros. Foi neste evento que se formalizou o Projeto Software Livre de Goiás – PSL-GO. Estiveram presentes palestrantes de Goiás e de outras partes do Brasil.

Em 2005, o 2º FGSL (http://fisl.livres.org.br), recebeu mais de 400 participantes em apenas um dia de evento, ocorrido na faculdade UniAnhanguera (http://www.anhanguera.edu.br) em Goiânia. A exemplo do público do 1º FGSL participaram do evento alunos, profesores e profissionais de várias áreas de atuação. Contamos com a presentaça de vários palestrantes locais e de outras partes do estado e do Brasil.

Resultados Esperados para o III FGSL:

Expectativa de público: Acima de 500 pessoas

Expectativa de patrocinadores: 3 organizações

Número estimado de palestras: 6

Número estimado de mini-cursos: 20

Número estimado de oficinas: 20

Instituição Executora

A Associação Software Livre de Goiás – ASL-GO é a mantenedora do Projeto Software Livre de Goiás – PSL-GO que é parte integrante do Projeto Software Livre do Brasil. É uma iniciativa não governamental que reune instituições públicas e privadas do Brasil: poder público, universidades, empresários, grupos de usuários, hackers, ONGs entre outros. Seu principal objetivo é a promoção do uso e do desenvolvimento de software livre como uma alternativa econômica e tecnológica.

Está articulado em vários estados do país, os chamados PSLs estaduais, os quais relacionamos: PSL-RS, PSL-CS, PSL-PR, MSL-PR, PSL-SP, PSL-MG, PSL-ES, PSL-RJ, PSL-PE, PSL-MS, PSL-MA, PSL-PI, PSL-AL, PSL-RN, PSL-CE, PSL-MT, PSL-BA, PSL-DF, PSL-GO, PSL-AM, PSL-PA.

A Associação Software Livre de Goiás – ASL-GO é uma assiciação civil sem fins lucrativos, com sede em Goiânia-GO, composta de participantes do Projeto Software Livre de Goiás – PSL-GO. A ASL-GO atua, dentro do contexto dos Projetos Software Livres Brasil e de Goiás, na promoção e articulação que visem a liberdade de conhecimento através do software livre e de código aberto, compartilhando espaços de diálogo e experiência, na perspectiva de garantir a liberdade do conhecimento, a igualdade real de oportunidades e uma autonomia tecnológica sustentável.

 Objetivos

  • Promover e estimular o intercâmbio de experiências entre diversas iniciativas através de soluções com software livre e de código aberto, difundindo seu caráter de alternativa tecnológica viável;
  • Promover o uso e o desenvolvimento de software livre e de código aberto, como alternativa econômica, com custos efetivamente menores do que os ofertados tradicionalmente pelas soluções proprietárias;

  • Fortalecer as políticas públicas do Governo Estadual de adoção de software livre e de código aberto;

  • Estimular o uso do software livre e de código aberto como base de programas de inclusão digital e fomentar a adoção de negócios em tecnologia da informação baseado em software livre.

3.3 Público alvo

Professores, pesquisadores e estudantes das diversas áreas; empresários, profissionais e técnicos do setor, diretores e técnicos da área governamental, público em geral e interessado na área de informática, nos impactos sociais das tecnologias de informação e comunicação e na discussão da liberdade do conhecimento nas suas diversas formas.

 Parcerias

 Para viabilizar o 3º Fórum Goiano de Software Livre, a ASL-GO conta com o apoio da(s) seguinte(s) instituição(ões):

  • Projeto Software Livre Brasil

  • Projeto Software Livre Goiás

  • Faculdades Alves Farias - ALFA

Através de um plano de capacitação, buscamos apoio financeiro junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e órgãos governamentais.

Programa social

Parte dos recursos arrecadados nas inscrições e no patrocínio do 3º Fórum Goiano de Software Livre, conforme determinação da Comissão Organizadora do Evento, será destinado para subsidiar a aquisição de alimentos não perecíveis para entidades assistenciais e/ou programas sociais.

Informações: http://fgsl.aslgo.org.br/fgsl3/

Fonte: 3º FGSL 2006