noticia1249479869.jpg_ORIG

PRODIRH participa do 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Em 21/09/10 09:01. Atualizada em 24/01/12 08:26.
PRODIRH inscreve duas iniciativas no concurso promovido pela ENAP

A PRODIRH está participando do 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal promovido pela ENAP. O concurso representa um estímulo à disseminação de iniciativas e soluções inovadoras em gestão de organizações do Governo Federal a fim de aumentar qualidade de atendimento, eficácia e eficiência dos servidores à população. Foram inscritas duas iniciativas da PRODIRH “Universidade Federal de Goiás: Planejamento e Auto-Avaliação Institucional no contexto do Programa de Gestão Estratégica” e “Controle de fluxo de contratação de professores da Universidade Federal de Goiás”.

A primeira envolve a área temática do Planejamento, Orçamento Gestão e Desempenho Institucional e foi desenvolvida pela seguinte equipe:  Aretuza Alves Marcório (Reitoria), Dannyel Cardoso da Fonseca (CERCOMP), Everton Wirbitzki da Silveira (PRODIRH), Jeblin Antonio Abraão (Pró-Reitor- PRODIRH), José Carlos Seraphin (PRODIRH), Márcio Medeiros Oliveira (PRODIRH),  Regina Beatriz Bevilacqua Vieira (PRODIRH) . A segunda iniciativa envolve a área temática da Melhoria dos Processos de Trabalho e foi desenvolvida pela seguinte equipe: Jeblin Antonio Abraão  (Pró-Reitor PRODIRH), José Carlos Seraphin (PRODIRH),Everton Wirbitzki da Silveira (PRODIRH), Márcio Medeiros Oliveira (PRODIRH), Danielle Simiema Araújo (PRODIRH),  Inêz Porto de Queiroz Carneiro (DP).
Segue a baixo os resumos das iniciativas inscritas pela PRODIRH:
·        Universidade Federal de Goiás: Planejamento e Auto-Avaliação Institucional no contexto do Programa de Gestão Estratégica.O planejamento existente no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG) era tecnicamente informal, desorganizado e não possuía uma sistematização regularizada. Dessa maneira foi concretizado/consolidado o Programa de Gestão Estratégica (PGE), cujo objetivo é subsidiar dados/informações para o planejamento e auto-avaliação institucional. O aprimoramento do PGE resultou na implantação e constante implementação de um software denominado de Sistema do Programa de Gestão Estratégica. Esse contribui para o planejamento sistematizado em etapas exequíveis, bem como para a auto-avaliação sistematizada que permite a reflexão das pessoas. Concretamente aliou-se/integrou-se o planejamento à auto-avaliação. O PGE começou a retratar o rompimento com o improviso na governança universitária da UFG.
·         Controle de fluxo de contratação de professores da Universidade Federal de Goiás. Após o MEC ter anunciado a criação de um Banco de Professores Equivalentes, juntamente com a liberação de elevadas quantidades de vagas para todas as IFES, se fez necessário para a Universidade Federal de Goiás (mais especificamente à Pró-Reitoria de Des. Ins. e Rec. Humanos) criar um mecanismo contábil, que controlasse a contratação de professores, desde a distribuição das vagas entre as diversas unidades acadêmicas até a efetiva posse dos candidatos aprovados nos respectivos concursos públicos. A partir da demanda exposta se criou a pasta de trabalho, com o conjunto de planilhas com as informações necessárias segundo o julgamento de cada usuário, responsável por cada uma das etapas de registro do fluxo de contratação de professores efetivos. Os resultados foram compatíveis com os objetivos propostos: agilizar, rapidamente, um sistema de fácil manipulação que possuísse características de banco de dados passível de extrair informações operacionais e gerenciais.

Fonte: PRODIRH - UFG