noticia1254407216_ORIG.jpg

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração - FORPLAD e Encontro Nacional dos Pesquisadores Institucionais

Em 18/12/09 08:32. Atualizada em 21/08/14 11:43.
Participação da PRODIRH

De 23 a 25 de setembro aconteceu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD) em Niterói - RJ organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento contou com a participação do Prof. Jeblin Antônio Abraão – Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos e o Prof. Orlando Afonso Valle do Amaral – Pró-Reitor de Administração e Finanças da UFG.

O FORPLAD funciona como um órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ele promove amplos debates sobre atividades, funções, modelos e objetivos das universidades públicas brasileiras, subsidiando a Andifes nas tomadas de decisão e apoiando as IFES na condução adminstrativa e de planejamento.

Em paralelo, ocorreu o primeiro encontro nacional de Pesquisadores Institucionais. Os temas debatidos pelos Pesquisadores Instucionais em seu Encontro foram:

- Os Pesquisadores Institucionais diante dos Sistemas do MEC;
- A Posição dos Pesquisdores Institucionais nas IFES;
- Elaboração do documento a ser entregue ao FORPLAD;
- O PingIfes e sua interação com os demais sistemas do MEC;
- O novo Censo da Educação Superior 2009;
- O e-MEC – Situação atual e futura;
- Assuntos diversos.
    O Evento contou com a presença representantes da SESu, da Diretoria de Tecnoloiga da Informação do MEC e Coordenação do Censo da Educação Superior.
    No encontro foi criada a Comissão Gestora de Pesquisadores Institucionais - CGPI com a proposta de ser uma comissão assessora do FORPLAD, a proposta foi levada a plenário do FORPLAD que ficou de avaliar a proposta dos PI's. A diretoria da CGPI é composta por 5 membros, o Pesquisador Institucional da UFG Pedro Cruz foi eleito secretário da CGPI.
    Confira a programação do detalhada do Evento no site da Universidade Federal Fluminense:www.uff.br/forplad

Fonte: PRODIRH-UFG