Histórico Piloto PGD/UFG
Projeto Piloto Programa de Gestão e Desempenho PGD/UFG
Em fevereiro de 2023 a UFG iniciou a execução de ciclos do PGD em caráter experimental piloto.
Assim, foi inicialmente elaborado um projeto (Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 1), que contou com a participação de 2 órgãos administrativos, em estudos iniciais que permitiram avanços quanto à compreensão das atividades previstas. Com base nas constatações desse primeiro estudo e considerando o fato de que o PGD tem escopo maior do que a modalidade teletrabalho, que se difere do trabalho remoto executado durante a Pandemia, e a prorrogação da data de publicação de Instrução Normativa que estabeleceu as orientações relativas à implementação e execução do PGD em nível da Administração Pública Federal (publicada em 31/07/2023), foi identificada a necessidade de ampliação do estudo inicial, tendo sido propostos uma ampliação e ajustes do projeto (Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 2).
A PROPESSOAS agradece o envolvimento e as contribuições de cada um dos participantes.
Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 1
O Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 1 se refere aos estudos iniciais sobre a execução de ciclos PGD na UFG.
Status: concluído
Principais datas:
Início: 01/02/2023
Término: 31/08/2023
Execução de ciclos: de 13/03/2023 a 16/06/2023
Objetivos:
Órgãos participantes:
O Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 1 foi coordenado pela PROPESSOAS com o apoio do Centro de Recursos Computacionais - CERCOMP. Participaram da execução dos ciclos o CERCOMP e a Diretoria de Contabilidade e Finanças - DCF.
Principais atividades:
- Levantamento das atividades, cargos, tempo de execução e ambientes (participantes)
- Estudo do sistema (SISGP/SUSEP)
- Definição de indicadores
Critérios estabelecidos para execução:
Composição das equipes:
Limite de 80% no PGD
Diariamente 50% (da equipe PGD) em execução parcial presencial
Vedada a participação de servidores em turnos contínuos
Terão prioridade para participação na modalidade teletrabalho em regime de execução integral: (IN 2/2023)
- a) pessoas com deficiência ou com problemas graves de saúde, ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes na mesma condição;
- b) pessoas com mobilidade reduzida, nos termos da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000;
- c) gestantes e lactantes, durante o período de gestação e amamentação; e
- d) servidores com horário especial, nos termos dos §§ 2º e 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Sistema:
SISGP/SUSEP
Periodicidade dos Planos de Trabalho: semanal
* Compatibilidade das atividades com o cargo
Cronograma dos ciclos:
A primeira fase do Piloto PGD/UFG abrangeu a execução de 2 ciclos:
Fonte: Equipe PROPESSOAS
Números:
Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 1 em números:
Ocorrências de destaque na Fase 1:
- 98,75% dos Planos de Trabalho previstos para os dois primeiros ciclos foram corretamente registrados no sistema
- Para ajustes do cronograma inicial do Projeto, 2 Programas de Gestão foram registrados para o primeiro ciclo de execução: cada uma das 12 equipes PGD registraram corretamente 3 Programas de Gestão no sistema, incluindo as etapas de cadastro e habilitação dos participantes.
Templates:
Entre os resultados do projeto, destaca-se a elaboração de templates de planilhas para o registro de informações necessárias para a execução dos ciclos, que compõe a documentação PGD/UFG.:
- Planilha de Estruturas administrativas: organização dos participantes do Piloto, alocados nas equipes PGD formadas em cada órgão participante, com a indicação do perfil de acesso ao sistema.
- Planilha de Equipes PGD: levantamento das equipes PGD formadas, com a indicação da modalidade de execução de cada participante.
- Tabela de Atividades: levantamento das atividades das equipes PGD de cada órgão participante e das atividades gerais dos órgãos, com a indicação da classificação de complexidade e carga horária prevista.
Fonte: Equipe PROPESSOAS
Questionários de avaliação:
No Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 1 foram elaborados 4 questionários de avaliação sobre as etapas do processo de execução do PGD/UFG, da perspectiva dos participantes do Piloto. Assim, a construção desses instrumentos visou o levantamento das percepções dos participantes sobre os benefícios, riscos, facilidades e dificuldades das etapas de execução do PGD/UFG com o sistema SISGP/SUSEP. Após a coleta, tratamento e análise dos dados, a equipe do projeto chegou a conclusões cujas aplicações previstas incluem: o registro de informações do projeto, o aprimoramento dos templates, o registro de boas práticas e a identificação de requisitos de procedimentos necessários para uma futura implantação do PGD/UFG.
Fonte: Equipe PROPESSOAS
Questionários de Avaliação aplicados:
- QA1 - Elaboração da Tabela de Atividades
- QA2 - Registros SISGP: PGD e Habilitação
- QA3 - Registros SISGP: Planos de Trabalho
- QA4 - Execução / Acompanhamento dos Planos de Trabalho
Boas práticas levantadas:
As contribuições dos participantes que registraram respostas aos questionários enviados possibilitaram o levantamento de boas práticas para a execução do PGD/UFG pela Equipe PROPESSOAS, em cada uma das etapas:
Elaboração da Tabela de Atividades
- Boas práticas sobre procedimentos para a elaboração da Tabela de Atividades:
- envolvimento de todos os servidores do órgão no levantamento das atividades
- levantamento realizado por setores/coordenações
- consulta a relatórios prévios
- consulta à tabela de referência (outras IFES)
- identificação de papéis (incluindo responsabilidades e atribuições) dos servidores da equipe
- validação de atividades, complexidades, carga horária equivalente com outros servidores e chefias
- registrar a necessidades de ajustes no decorrer do ciclo
- Boas práticas sobre as características do levantamento da Tabela de Atividades:
- listar todas as atividades do setor
- descrição completa e detalhada das atividades
- criar atividades comuns a todas as coordenações (exemplo: planejamento/acompanhamento/avaliação de atividades; atividade adicional; férias/ausências justificadas; licenças acima de 1 semana)
- atenção para a possibilidade de diferentes níveis de complexidade (A/B/C/D/E)
- importância de justificar cargas horárias equivalentes superiores a 4hs
- título da atividade com TAG: [ÓRGÃO_SETOR] Título da atividade (setor pode ser uma coordenação ou um grupo de atividades, exemplo gestão ou atendimento)
Registros SISGP: PGD e Habilitação
- diferenciar terminologia:
- PGD/UFG e Programa de Gestão
- Ciclo PGD/UFG e datas de início e fim do Programa de Gestão
- as chefias que estiverem participando da Equipe PGD, ainda que apenas como gestores, devem cadastrar o Programa de Gestão sob sua supervisão
- registros padronizados segundo material da PROPESSOAS: cronograma, informações e documentos
- Comunicação interna na Unidade/Órgão sobre o cronograma do ciclo PGD subsequente
Registros SISGP: Planos de Trabalho
- todos os participantes devem se envolver com o planejamento dos Planos de Trabalho, abordando, entre outros:
- representar a dinâmica do trabalho
- atribuição das atividades
- demandas da equipes
- entregas esperadas
- todos os participantes devem se envolver com a atividade de registro dos Planos de Trabalho
- todos os participantes devem ter conhecimento sobre as possíveis estratégias quanto ao momento de registro do Plano de Trabalho
- todos os participantes devem ter conhecimento sobre as possíveis estratégias quanto à dinâmica de proposição e aceite dos Planos de Trabalho
- recomendação de construção do Plano de Trabalho em acordo com a chefia, anterior ao momento do registro
- importante haver esclarecimentos entre os integrantes das equipes sobre os níveis de complexidade das atividades (adotar A/B/C/D/E)
Execução / Acompanhamento dos Planos de Trabalho
- registro das atividades em curto período (diariamente) para melhor acompanhamento por parte das chefias
- considerar especificidades das coordenações
- realizar ajustes nos planos em resposta à atuação sob demanda ou a inclusão de demanda não possível de previsão inicialmente
- realizar reunião de planejamento e acompanhamento (semanalmente)
- prever e dedicar tempo semanal para o planejamento e acompanhamento
- previsão nos Planos de Trabalho de tempo necessário aos esforços de planejamento, registros, acompanhamento e avaliação
- a aplicação dos questionário avaliativos contribui para o direcionamento da atenção a pontos relevantes ao processo
- possibilidade de melhorar a percepção sobre a realização de feedback sobre a execução do plano
- definição clara de critérios de avaliação com ampla comunicação
- atenção ao correto registro e encerramento de Planos de Trabalho
- reforçar a distinção entre a avaliação dos Planos de Trabalho e a Avaliação de Desempenho
Recomendações Técnicas:
Após a avaliação dos resultados da primeira fase do Piloto PGD/UFG, a PROPESSOAS concluiu essa etapa do projeto, com a elaboração das seguintes recomendações técnicas:
Fonte: Equipe PROPESSOAS
Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 2
O Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 2 se refere à ampliação e adequação da primeira fase do Piloto.
Status: em andamento.
Principais datas:
Início: 15/05/2023
Previsão de Término: 08/03/2024
Previsão de Execução de ciclos: de 24/07/2023 a 21/01/2024
Objetivos:
Ampliação dos objetivos iniciais (Fase 1) visando também alcançar:
- novas adesões de Unidades Acadêmicas e Órgãos Administrativos (UA/OA) para:
- a evolução da elaboração da Tabela de Atividades PGD/UFG, reconhecendo-se a heterogeneidade característica do ambiente institucional da UFG;
- a verificação da pertinência das etapas propostas ao processo PGD/UFG;
- a apreciação dos Templates desenvolvidos, e
- o exame da validade das boas práticas levantadas para a transferência para outros ambientes organizacionais da UFG
- o aprofundamento do estudo do sistema SISGP/SUSEP para propiciar expertise na utilização do sistema e maior compreensão sobre as implicações dos requisitos do sistema no processo de implantação do PGD/UFG e a possibilidade de orientação aos participantes de UA/OA com adesão ao PGD/UFG
- a expansão da perspectiva de avaliação para a integração de indicadores alinhados aos objetivos estratégicos da UFG
Órgãos participantes:
Chamada para adesão de 4 novos órgãos/unidades por meio de envio de proposta:
Os órgãos/unidades foram convidados para adesão à segunda fase, por meio de solicitação de manifestação de interesse com o envio de material de proposta de adesão, visando a busca de heterogeneidade de ambientes organizacionais, considerando-se:
Características dos Participantes:
- servidores técnico-administrativos, cujos cargos e atribuição fossem compatíveis com as atividades integrantes do PGD
- vedada a participação de servidores em turnos contínuos
Características dos ambientes organizacionais:
- inclusão de ambientes com diferente natureza de atuação (acadêmica e administrativa)
- inclusão de ambientes com diferentes áreas de atuação
- requisito de demonstração e existência de servidores em número suficiente para a composição de equipes para o PGD, com atividades compatíveis
- existência de circunstâncias que promovam situações de aprendizagem para a implantação do processo, dadas as especificidades do ambiente universitário
O Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 2 conta como órgãos executores do PGD nessa etapa:
- Centro Editorial e Gráfico UFG (CEGRAF/UFG)
- Centro de Recursos Computacionais (CERCOMP/UFG)
- Diretoria de Compras (DCOM/UFG)
- Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF/UFG)
- Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG)
- Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG)
- Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROPESSOAS/UFG)
Principais atividades previstas para a segunda fase:
- Proposição de metodologia de alinhamento do PGD ao Planejamento Estratégico da UFG
- Testes de sistemas
- Acompanhamento da elaboração de Planos de Entregas das Unidades participantes
- Acompanhamento de normativas em nível da Administração Pública Federal
- Levantamento de necessidades de Relatórios Analisa
Reuniões com Órgãos participantes do Piloto - segunda fase:
27/06/2023 - CEGRAF, DCOM, FCT - Orientação
27/06/2023 - FACE - Orientação
28/06/2023 - CERCOMP, DCF - Orientação
28/06/2023 - CEGRAF - Suporte
30/06/2023 - PROPESSOAS - Suporte
30/06/2023 - DCOM - Suporte
03/07/2023 - CERCOMP e DCF - Suporte
06/07/2023 - DCOM - Suporte
06/07/2023 - CEGRAF - Suporte
06/07/2023 - CERCOMP e DCF - Orientação
07/06/2023 - FACE - Suporte
13/07/2023 - PROPESSOAS - Orientações
14/07/2023 - FCT - Suporte
21/07/2023 - Orientações
17/08/2023 - FCT - Suporte
16/10/2023 - Todos UA/OA - Orientações
Critérios estabelecidos para execução:
- permitida a adesão ao PGD de até 100% dos TAEs desde que em atuação em ambientes organizacionais (local físico) onde não haja atendimento presencial de discentes ou onde o serviço não for predominantemente de atendimento presencial
- 60% de presencialidade diariamente no ambiente organizacional
- será permitida a participação na modalidade teletrabalho em regime de execução integral dos servidores amparados pelo Art. 3º da IN 02/2023:
a) pessoas com deficiência ou com problemas graves de saúde, ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes na mesma condição;
b) pessoas com mobilidade reduzida, nos termos da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000;
c) gestantes e lactantes, durante o período de gestação e amamentação; e
d) servidores com horário especial, nos termos dos §§ 2º e 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Cronograma dos ciclos:
A segunda fase do Piloto PGD/UFG prevê a execução de 2 ciclos:
Cronograma Ciclo 3 Piloto PGD/UFG
Datas para Registro dos Programas de Gestão:
10/07/2023 - Treinamento SISGP/SUSEP
10/07 a 21/07/2023 - Cadastro dos Programas de Gestão e Habilitação no SISGP/SUSEP
Prazo em dias para comparecimento: 2
Prazo em dias da fase de habilitação: 7
Data de início: 24/07/2023
Data de fim: 22/10/2023
Observação: cadastro dos planos de trabalho iniciais até o dia 21/07/2023
24/07 a 22/10/2023 - Programas de Gestão: Execução e Acompanhamento dos Planos de Trabalho
Plano de trabalho 1: 24/07/2023 a 30/07/2023
Plano de trabalho 2: 31/07/2023 a 06/08/2023
Plano de trabalho 3: 07/08/2023 a 13/08/2023
Plano de trabalho 4: 14/08/2023 a 20/08/2023
Plano de trabalho 5: 21/08/2023 a 27/08/2023
Plano de trabalho 6: 28/08/2023 a 03/09/2023
Plano de trabalho 7: 04/09/2023 a 10/09/2023
Plano de trabalho 8: 11/09/2023 a 17/09/2023
Plano de trabalho 9: 18/09/2023 a 24/09/2023
Plano de trabalho 10: 25/09/2023 a 01/10/2023
Plano de trabalho 11: 02/10/2023 a 08/10/2023
Plano de trabalho 12: 09/10/2023 a 15/10/2023
Plano de trabalho 13: 16/10/2023 a 22/10/2023
Observação: cadastro de férias ou ausências justificadas acima de 1 semana precisam de cadastro de planos de trabalho com datas diferenciadas.
Cronograma Ciclo 4 Piloto PGD/UFG
Datas para Registro dos Programas de Gestão:
16/10 a 20/10/2023 - Cadastro dos Programas de Gestão e Habilitação no SISGP/SUSEP
Prazo em dias para comparecimento: 2
Prazo em dias da fase de habilitação: (quantidade de dias a partir do dia do registro do Programa de Gestão até o máximo do dia 20/10/2023)
Data de início: 23/10/2023
Data de fim: 21/01/2024
Observação: cadastro dos planos de trabalho iniciais até o dia 20/10/2023
23/10 a 21/01/2024 - Programas de Gestão: Execução e Acompanhamento dos Planos de Trabalho
Plano de trabalho 1: 23/10/2023 a 29/10/2023
Plano de trabalho 2: 30/10/2023 a 05/11/2023
Plano de trabalho 3: 06/11/2023 a 12/11/2023
Plano de trabalho 4: 13/11/2023 a 19/11/2023
Plano de trabalho 5: 20/11/2023 a 26/11/2023
Plano de trabalho 6: 27/11/2023 a 03/12/2023
Plano de trabalho 7: 04/12/2023 a 10/12/2023
Plano de trabalho 8: 11/12/2023 a 17/12/2023
Plano de trabalho 9: 18/12/2023 a 24/12/2023
Plano de trabalho 10: 25/12/2023 a 31/12/2023
Plano de trabalho 11: 01/01/2024 a 07/01/2024
Plano de trabalho 12: 08/01/2024 a 14/01/2024
Plano de trabalho 13: 15/01/2024 a 21/01/2024
Observação: cadastro de férias ou ausências justificadas acima de 1 semana precisam de cadastro de planos de trabalho com datas diferenciadas.
Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 3
O Projeto Piloto PGD/UFG - Fase 3 visa o alinhamento gradual para a perspectiva das INs 24 e 52 / 2023, com ênfase na documentação (Plano de Entregas, TCRs, Planos de Trabalho)
Status: em andamento.
Principais datas:
Início: 10/01/2024
Previsão de Término: 31/05/2024
Previsão de Execução de ciclos: de 22/01/2024 a 28/04/2024