Processo de Verificação de Dados

Em 23/12/11 00:02.

 

  1. Objetivos da Verificação de Dados

1.1 Validação de dados para cálculo da matriz OCC

O cálculo do indicador Aluno Equivalente considera quatro indicadores parciais, de acordo com os níveis de atividade educacional:

• Graduação;

• Mestrado Acadêmico;

• Doutorado;

• Residência médica.

No processo de verificação de dados, somente os dados de Residência Médica não são verificados. Para cada um dos demais indicadores é essencial a verificação apurada de:

a. Graduação: Para cursos antigos (que já completaram um ciclo de formação acadêmica) a fórmula de cálculo leva em conta o número de ingressantes e o número de concluintes; Para cursos novos ou intervalados é utilizado o número de matriculados.

b. Mestrado Acadêmico: Na distribuição de OCC considera-se o número de alunos matriculados e concluintes nos diferentes cursos oferecidos pela Instituição.

c. Doutorado: Na distribuição de OCC considera-se o número de alunos matriculados e concluintes nos diferentes cursos oferecidos pela Instituição.

Observação: Durante o processo de verificação, o analista deve priorizar os indicadores citados para cada caso. Porém, a verificação dos demais indicadores não deve ser desprezada.

 

1.2 Acompanhamento do cumprimento de metas do programa REUNI

O principal indicador do programa REUNI é o número de vagas ofertadas nos processos de seleção.

Dele inferem-se outros indicadores, como Matrícula Projetada (MAT). Neste processo de verificação de dados do ano base 2008 foram acrescidos os dados de oferta de vagas de 2009, para realização do acompanhamento do programa. Assim, é essencial que a verificação certifique que o número de vagas dos anos de 2008 e 2009 informados no PingIFES corresponda exatamente aos editais divulgados pela instituição.